

Fonte BBC
Dificilmente você terá ouvido falar em Thulani Ngcobo antes de ler este post, mas este sujeito de 29 anos acaba de colocar a Copa do Mundo 2010 no livro dos recordes.
Você não irá encontrar seu nome em nenhuma lista de jogadores, não faz parte da comissão técnica de nenhum time, não é um comentarista ou locutor famoso nem tampouco algum político de algum país ou burocrata da FIFA.
Ficou curioso? Pois bem. Só vou contar sobre nosso amigo Thulani no final do post – Sim, sou malvado e não reclame. Enquanto isso voltemos ao título do post, e saibam mais nacontinuação do post:
Contrariando todos os que pensam que os americanos não gostam de futebol, a Copa de 1994 nos Estados Unidos foi a que mais público levou aos estádios. Foram ao todo 3.587.538 espectadores em 52 jogos – o que deu uma média de 68.991 torcedores por jogo.
Isso também aconteceu na Copa de 1994 nos Estados Unidos. Com apenas 3 minutos de jogo, Ion Vladoiu da Romênia conseguiu ser expulso na partida do dia 22 de junho daquele ano – Doh! – contra a Suiça no estádio Pontiac Silverdome em Detroit, no Estado do Michigan.
11 segundos. 11 míseros segundos. Foi este o tempo que Hakan Sukur da Turquia precisou para marcar o 1º gol na vitória contra a Coreia do Sul em Daeagu, na própria Coreia, na maravilhosa Copa de 2002.
Essa é fácil! Afinal, é o único time que esteve em todas as edições da Copa do Mundo da Fifa e está prestes a conquistar o seu hexa campeonato. Adivinhou? Pois é, entre 1930 e até a manhã de hoje, segunda feira, 28 de junho de 2010, antes do jogo entre Brasil e Chile pelas oitavas de finais da Copa 2010 da África do Sul, a seleção canarinho já marcou nada menos que 206 gols. Por mim podemos continuar marcando o quanto quiserem.
Albert Roger Milla (Nascido em 20 de maio de 1952), de Camarões, tinha 42 anos e 39 dias quando jogou contra a Rússia no dia 28 de junho de 1994, na Copa dos EUA. Como ele também marcou um gol neste jogo, se tornou também o jogador mais velho a marcar um tento em uma Copa.
Norman Whiteside, da Irlanda do Norte, tinha 17 anos e 41 dia de idade quando estreou contra Iugoslávia no dia 17 de junho de 1982 em Zaragoza, na Espanha.
20. 16 amarelos e 4 vermelhos no jogo entre Portugal e Holanda no dia 25 de junho de 2006 em Nuremberg, na Alemanha. Bem que os juízes da Copa da África do Sul poderiam aprender um pouco com esta partida, não é?
O 1º gol marcado em uma copa foi de Lucien Laurent, da França, na partida contra o México em 13 de julho de 1930 no estádio Pocitos em Montevidéu, Uruguai.
Foram 38 jogos, 3420 minutos de partidas, 17 mil quilômetros em 9 cidades diferentes. Estes são os números registrados pelo famoso Livro dos Recordes e conseguidos por nosso amigo lá do início do post, Thulani Ngcobo, até a partida que abriu a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, seu país de origem.
Sobre o Feito, Ngcobo disse: “Eu acho que sou o fã de futebol mais sortudo do mundo e conseguir o registrar o recorde no Guinness Book todos os meus sonhos estarão escritos na história [das copas] também”.
Boa sorte, meu caro. Eu acredito em você. Se tudo der certo, meu 1º jogo em uma copa será somente daqui a 4 anos, na Copa de 2014, aqui no Brasil.
Visto no Metiredesseocio
Para começar, claro que recomendamos uma visita ao artigo sobre a Copa do Mundo na maior enciclopédia do Mundo. Na Wikipédia, o internatura pode encontrar todos os fatos, estatísticas e informações relacionadas ao evento, como esse mapa que ilustra os vencedores ao longo das várias edições.
O site do jornal espanhol Marca lançou um calendário interactivo que tem sido consagrado internacionalmente como um dos melhores para esta edição da Copa.
3 – O percurso das 32 Seleções qualificadas
No site do jornal inglês The Guardian, este mapa interactivo mostra o árduo caminho que as seleções presentes na Copa do Mundo precisaram atravessar, até chegar na África do Sul.
Este infográfico, no site do Estado de São Paulo, mostra de forma bem interessante onde atuam os 736 jogadores que desfilarão o seu talento a partir do dia 11 de Junho.
Do site do jornal português Expresso vem este gráfico animado com todas as informações sobre o torneio. Vale a pena conferir.
Este recurso do site inglês BBC é um guia interessante para quem quer saber mais sobre as cidades onde se disputarão as partidas da Copa, com fotos e vídeos.
7 – O Jogo dos que não vão à Copa
O site espanhol La Información é um dos mais interessantes do mundo, quando o assuntyo é infográficos. Neste aqui, podemos ver uma simulação de dois times compostos por jigadores que todos esperariam que estivessem presentes na Copa desse ano, mas por opção técnica ou lesão, não estarão.
8 – Quem ganha mais com a Copa do Mundo
Também do site La Información vem esta visualização sobre as empresas que mais lucrarão com a Copa do Mundo.
9 – Os Artilheiros de Todas as Copas
Apesar de não ser muito popular nos Estados Unidos, a Copa do Mundo também merece destaque nos prinicipais sites esportivos, como o do Sports Illustrated, que, entre outros recursos, reuniu essas imagens homenageando os grandes nomes do futebol internacional.
10 – Os Cartazes das Finais das Copas
No site do jornal inglês Telegraph vem esta visualização dos cartazes de todas as finais das Copas do Mundo, desde a primeira no Uruguai, em 1930.
Com certeza existirão muitas outros recursos para visualizar a Copa do Mundo. Uma seleção muito boa pode ser encontrada aqui.
E se por acaso quiser arriscar uma previsão sobre a Final deste ano, é só deixar um comentário!
Boa semana!
Visto no BlogCom
Seleção Brasileira, uma das marcas que mais nos enchem de orgulho por sermos brasileiros. Orgulho que se deve ao grande sucecsso das nossas equipes que em 5 vezes conquistaram a gloria máxima no futebol, a copa do mundo.
Entre as grandes conquistas e equipes no decorrer dos 5 titulos, uma se destaca pela classe e qualidade técnica, muitos até se atrevem a dizer que essa equipe foi a melhor da história, estamos falando da lendária seleção de 70.
Uma série de mudanças importantes e que durariam até hoje foram implantadas na copa daquele ano que foi realizada no quente México. Uma grande novidade foi a liberação das alterações de jogadores durante os jogos, até então não era possível substituir um jogador durante os 90 minutos. Outra grande mudança foi a implantação do uso dos cartões (vermelho e amarelo) para punição dos jogadores. Um elemento novo que trouxe grande euforia para a copa de 1970 foi o aparecimento da TV a cores, essa seria a primeira copa transmitida a cores.
Como citado, muitas mudanças foram realizadas no futebol nesse período, mas um fato que já estava firme e não mudaria tão facilmente é o respeito e a tradição conquistada pela seleção brasileira. Na escalação o técnico Zagallo foi ousado e de certa forma ignorando a imprensa não teve medo de escalar os melhores jogadores da época, alguns jornalistas argumentavam que alguns jogadores deveriam ficar de fora pois possuíam características semelhantes a de outros escalados. Graças a ousadia do grande Zagallo jogadores como Carlos Alberto, Tostão, Gérson, Rivelino e Pelé tiveram o passaporte carimbado para a copa. É engraçado esse fato das criticas, se analisarmos com a situação que o Dunga viveu é exatamente o contrario, enfim.
Assim foi o Brasil rumo a mais um mundial, com jogadores de nível altíssimo e cercado duvidas por parte da imprensa.
A primeira fase o Brasil caiu num grupo com: Inglaterra, Romênia e Tchecoslováquia. Na estréia contra a Tchecoslováquia ganhamos de virada por 4 a 1. Nesse jogo um lance que mesmo não tendo resultado em gol ficou marcado na história do futebol mundial, estou falando daquela bola que o Pelé viu o goleiro adiantado e chutou de aproximadamente 40 metros a gol, a bola caprichosamente passou tirando tinta da trave e não entrou, coisas do futebol. O segundo jogo foi contra a campeã de 1966 Inglaterra, o destaque dessa partida foi o goleiro Banks que pegou tudo, ele e Pelé protagonizaram outro lance antológico de quase gol, Pelé cabeceou uma bola fulminante, essa defesa é considerada a maior do século XX, ganhamos dos ingleses por 1 a 0, um gol de Jairzinho. Já classificado o Brasil fez 3 a 2 na Romênia, passando a fase de grupos com três vitórias convincentes. Direto para as quartas de final, o Brasil enfrentou o Peru então treinado pelo Didi, vencemos por 4 a 2 com o tostão brilhando em campo marcando dois, Jairzinho e Rivelino completaram.
Nas semifinais de 1970 não poderíamos deixar de falar sobre o Itália 4 a 3 Alemanha, esse é foi um daqueles jogos que são raros de serem vistos hoje em dia, um clássico dos jogos mais clássicos da história das copas do mundo. Na outra semi estava a nossa seleção contra o Uruguai o temido Uruguai que calou milhares de pessoas na final de 1950 no maracanã, foi um jogo muito travado e violento apesar do placar ter sido 3 a 1 para a seleção do Brasil, o Uruguai causou grandes dificuldades. Um lance que chamou muita atenção nesse Brasil e Uruguai foi outro quase gol de Pelé, num lance de velocidade Pelé dá um drible sensacional no goleiro com o corpo, o famoso drible da vaca, e toca para o gol, mais uma vez a bola passa a centímetros do gol.
Mais um a já tradicional seleção Brasileira estava em uma final de copa do mundo, dessa vez contra a grande Itália. Aos 18 minutos de partida, o Brasil abre o placar com Pelé marcando de cabeça, a Itália empata após uma falha da nossa defesa. O segundo gol do Brasil viria de uma bomba de Gerson, o terceiro foi marcado por Jairzinho, e fechando a goleada e o mundial com chave de ouro aos 42 minutos, Carlos Alberto Torres marcou. 4 a 1 na Itália e mais uma vez a Julies Rimet era nossa, dessa vez para sempre já que ganhamos o direito de ficar em definitivo com ela após ter ganho três mundiais.
Assim o Brasil se tornou a primeira seleção a ser tri campeã do mundo, graça ao talento de seus grandes jogadores e de seu maior astro Pelé, quem se despediu das copas em 70 deixando um legado eterno para nossa seleção.
Nesse vídeo estão reunidos alguns lances da seleção de 70, vale a pena conferir essa seleção lendária em ação.
Fiquem atentos, muito em breve traremos as histórias das duas outras conquistas do Brasil.
Visto aqui