domingo, 20 de junho de 2010

A seleção de 70

Seleção Brasileira, uma das marcas que mais nos enchem de orgulho por sermos brasileiros. Orgulho que se deve ao grande sucecsso das nossas equipes que em 5 vezes conquistaram a gloria máxima no futebol, a copa do mundo.

Entre as grandes conquistas e equipes no decorrer dos 5 titulos, uma se destaca pela classe e qualidade técnica, muitos até se atrevem a dizer que essa equipe foi a melhor da história, estamos falando da lendária seleção de 70.

Uma série de mudanças importantes e que durariam até hoje foram implantadas na copa daquele ano que foi realizada no quente México. Uma grande novidade foi a liberação das alterações de jogadores durante os jogos, até então não era possível substituir um jogador durante os 90 minutos. Outra grande mudança foi a implantação do uso dos cartões (vermelho e amarelo) para punição dos jogadores. Um elemento novo que trouxe grande euforia para a copa de 1970 foi o aparecimento da TV a cores, essa seria a primeira copa transmitida a cores.

Como citado, muitas mudanças foram realizadas no futebol nesse período, mas um fato que já estava firme e não mudaria tão facilmente é o respeito e a tradição conquistada pela seleção brasileira. Na escalação o técnico Zagallo foi ousado e de certa forma ignorando a imprensa não teve medo de escalar os melhores jogadores da época, alguns jornalistas argumentavam que alguns jogadores deveriam ficar de fora pois possuíam características semelhantes a de outros escalados. Graças a ousadia do grande Zagallo jogadores como Carlos Alberto, Tostão, Gérson, Rivelino e Pelé tiveram o passaporte carimbado para a copa. É engraçado esse fato das criticas, se analisarmos com a situação que o Dunga viveu é exatamente o contrario, enfim.

Assim foi o Brasil rumo a mais um mundial, com jogadores de nível altíssimo e cercado duvidas por parte da imprensa.

A Seleção - Old School

A primeira fase o Brasil caiu num grupo com: Inglaterra, Romênia e Tchecoslováquia. Na estréia contra a Tchecoslováquia ganhamos de virada por 4 a 1. Nesse jogo um lance que mesmo não tendo resultado em gol ficou marcado na história do futebol mundial, estou falando daquela bola que o Pelé viu o goleiro adiantado e chutou de aproximadamente 40 metros a gol, a bola caprichosamente passou tirando tinta da trave e não entrou, coisas do futebol. O segundo jogo foi contra a campeã de 1966 Inglaterra, o destaque dessa partida foi o goleiro Banks que pegou tudo, ele e Pelé protagonizaram outro lance antológico de quase gol, Pelé cabeceou uma bola fulminante, essa defesa é considerada a maior do século XX, ganhamos dos ingleses por 1 a 0, um gol de Jairzinho. Já classificado o Brasil fez 3 a 2 na Romênia, passando a fase de grupos com três vitórias convincentes. Direto para as quartas de final, o Brasil enfrentou o Peru então treinado pelo Didi, vencemos por 4 a 2 com o tostão brilhando em campo marcando dois, Jairzinho e Rivelino completaram.

Nas semifinais de 1970 não poderíamos deixar de falar sobre o Itália 4 a 3 Alemanha, esse é foi um daqueles jogos que são raros de serem vistos hoje em dia, um clássico dos jogos mais clássicos da história das copas do mundo. Na outra semi estava a nossa seleção contra o Uruguai o temido Uruguai que calou milhares de pessoas na final de 1950 no maracanã, foi um jogo muito travado e violento apesar do placar ter sido 3 a 1 para a seleção do Brasil, o Uruguai causou grandes dificuldades. Um lance que chamou muita atenção nesse Brasil e Uruguai foi outro quase gol de Pelé, num lance de velocidade Pelé dá um drible sensacional no goleiro com o corpo, o famoso drible da vaca, e toca para o gol, mais uma vez a bola passa a centímetros do gol.

A Seleção - Old School

Mais um a já tradicional seleção Brasileira estava em uma final de copa do mundo, dessa vez contra a grande Itália. Aos 18 minutos de partida, o Brasil abre o placar com Pelé marcando de cabeça, a Itália empata após uma falha da nossa defesa. O segundo gol do Brasil viria de uma bomba de Gerson, o terceiro foi marcado por Jairzinho, e fechando a goleada e o mundial com chave de ouro aos 42 minutos, Carlos Alberto Torres marcou. 4 a 1 na Itália e mais uma vez a Julies Rimet era nossa, dessa vez para sempre já que ganhamos o direito de ficar em definitivo com ela após ter ganho três mundiais.

Assim o Brasil se tornou a primeira seleção a ser tri campeã do mundo, graça ao talento de seus grandes jogadores e de seu maior astro Pelé, quem se despediu das copas em 70 deixando um legado eterno para nossa seleção.

Nesse vídeo estão reunidos alguns lances da seleção de 70, vale a pena conferir essa seleção lendária em ação.

Fiquem atentos, muito em breve traremos as histórias das duas outras conquistas do Brasil.
Visto aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário